VITÓRIA 459 ANOS! Paneleiras de Goiabeiras.

O POST A SEGUIR EU ESCREVI EM 2010, EM 2020 A CIDADE DE VITORIA IRÁ COMPLETAR 469 ANOS, É A TERCEIRA CAPITAL MAIS ANTIGA DO BRASIL DEPOIS DE RECIFE E SALVADOR.
J
O GALPÃO NÃO É MAIS NESTE LUGAR. LEIA AQUI SOBRE O NOVO GALPÃO DAS PANELEIRAS
Na parede do galpão provisório em Goiabeiras a placa lembra: moqueca capixaba só em panela de barro. E eu digo mais, panela de barro feita pelas paneleiras de Goiabeiras. Pois o que tem de panela de barro sendo vendida por aí sem qualidade. Quando a panela é muito certinha e bonitinha é porque foi usado o torno e isto significa baixa densidade do barro e porosidade. As panelas de Goiabeiras tem todo um ritual de preparo e seguido a anos pelas senhoras  paneleiras.
Em uma viagem ao sul do Brasil encontrei panelas de barro numa parada dessas de beira de estrada no estado de São Paulo. Elas tinham um folder onde dizia que eram panelas de barro capixabas pois eram da região de Guarapari. Ora, uma panela de barro não pode ser só capixaba, tem que ser das Paneleiras de Goiabeiras para ser a melhor. Capixaba pode ser qualquer uma feita em qualquer lugar do estado e de qualquer maneira. As panelas de Goiabeiras carregam tradição e história, vem com um selo de qualidade e procedência garantindo o produto.
A associação das paneleiras de Goiabeiras guarda a tradição de mais de 400 anos da feitura das panelas, que passa de mãe para filha, utilizando o barro de batinga e a tintura de tanino, retirada dos manguezais de Vitória. Em uma visita a Associação, é possível encontrar três gerações de uma família na confecção das panelas. Os homens que antes só participavam da retirada do barro e da queima, agora já trabalham na confecção.
 
Para confeccionar as panelas de barro, é preciso seguir o ritual manual da retirada da argila, modelagem, secagem, raspagem, polimento, secagem final, queima e pintura das panelas. Ao seguir este ritual, as paneleiras de Goiabeiras mantem viva uma tradição milenar do Espírito Santo herdada dos índios que fabricavam as suas peças de barro ainda antes da colonização portuguesa. Desde 2002 o oficio de fazer a panela de barro é reconhecido nacionalmente como um Bem Cultural de Natureza Imaterial e titulado como Patrimônio Cultural Brasileiro.
É possível preparar qualquer comida nas panelas de barro, até mesmo um simples arroz. Mas aqui no Espírito Santo a panela de barro é mais utilizada no preparo da moqueca e da torta capixaba que comemos na semana santa. É muito bom ver a panela de barro chegar fumegante à mesa e manter por mais tempo os alimentos quentes borbulhando durante a refeição.
Quem visita Vitória tem que ir até a Associação das paneleiras de Goiabeiras. Lá é possível acompanhar todo o processo de confecção da mais tradicional e famosa panela de barro e adquirir as peças diretamente dos artesãos garantindo assim a qualidade da peça. Ao comprar uma panela na associação você está ajudando no sustentos de várias famílias e mantendo viva esta tradição milenar.
 
A queima das panelas. 
O selo de autenticidade criado pela prefeitura de Vitória.
A associação está funcionando em um galpão provisório, e mesmo esperando há mais de um ano pelo novo galpão, as paneleiras de goiabeiras não perdem o bom humor,  estão sempre rindo e brincado enquanto preparam o símbolo do prato mais tradicional do Espírito Santo, a moqueca capixaba.
É fácil chegar até a associação. Quem estiver indo no sentido norte – sul pela Av. Fernando Ferrari, depois que passar a pracinha do bairro Goiabeiras, entra a direita na rua depois da Caixa Econômica. Quem estiver indo no sentido Sul – Norte deverá fazer o retorno e seguir as as mesmas informações.
Galpão provisório da associação.

COMO CHEGAR

De ônibus no sentido norte –sul desce no primeiro ponto depois da pracinha. E no sentido contrário peça para descer no ponto mais próximo da caixa econômica. Linhas  0163, 0212, 0122, 0123. Tel. (27) 3327-0519. Funciona de segunda a sábado.
O GALPÃO NÃO É MAIS NESTE LUGAR. LEIA AQUI SOBRE O NOVO GALPÃO DAS PANELEIRAS
De carro pela Av. Fernando Ferrari indo no sentido centro de Vitória, entrar na 4ª rua à direita, após a pracinha de Goiabeiras, e seguir até o final. No sentido contrário, retornar após a praça de Goiabeiras e fazer o trajeto anterior.
De ônibus, descer na Av. Fernando Ferrari e seguir andando (linhas 0163, 0122, 0212,….).

E assim vou seguindo as minhas visitas, acompanhando o Manual para Atendimento ao Turista. As Paneleiras de Goiabeiras aparecem no manual no tópico de compras e no tópico de atrativo histórico e cultural, assim então saio de um tópico e já entro no outro tópico.
No tópico de compras são mencionados ainda a Associação Capixaba de Artesãos (27 3315 0174), Associação Artes do Jardim (3328 1286) e a Associação das ceramistas do Espírito Santo (3325 3979). Estes lugares eu não visitei por isso não falo deles. Também são citados os shoppings e o programa arte na praça que comporta diversos expositores, onde encontramos comidas e artesanatos. A feira acontece aos sábados e domingos na Praça dos Namorados das 18h às 22 horas. Vale a pena visitar.

Veja também:
VITÓRIA 459 ANOS! Hortomercado.

Postar um comentário

0 Comentários